Dia Nacional da Literatura Infantojuvenil

Vamos celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil!

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? Essa comemoração foi criada em 2002, por meio da Lei n.º 10.402/02. A data reforça a importância de criar o hábito da leitura para as crianças e tornar o livro um importante instrumento de cidadania.

O dia 18 de abril foi escolhido por ser aniversário de Monteiro Lobato. Considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade paulista de Taubaté. Ele foi o primeiro escritor brasileiro a perceber a necessidade de inserir elementos da cultura nacional nas histórias para as crianças e os jovens. O autor dedicou grande parte de sua vida à literatura infantojuvenil: mais da metade de seus livros era voltada para esse público.

Sua primeira história infantil, “A menina do narizinho arrebitado”, foi publicada em 1920. O sucesso da obra levou à criação da série de livros ambientados no Sítio do Picapau Amarelo e imortalizou as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros.

Os moradores do Sítio do Picapau Amarelo deixaram as páginas e alcançaram as telas, no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000, na Rede Globo.

As aventuras dos personagens ganharam também inúmeras versões e republicações, incluindo “Narizinho Arrebitado”, que integrou o kit no mês de janeiro do Clube Leitura Kids & Teens Turma da Mônica.

Mundialmente, a literatura infantojuvenil é celebrada no dia 02 de abril. O Dia Internacional do Livro Infantil homenageia o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos leitores.

Para comemorar essas duas datas, o Clube Leitura celebra em abril o Mês do Livro. Durante todo o período, os novos assinantes poderão aproveitar condições especiais: Frete grátis em todas as assinaturas e 20% de desconto em todos os livros na loja.

Aproveite o Mês do Livro no Clube Leitura para levar mais leitura para sua família!