X

Quer ficar por dentro das nossas promoções, conteúdos e novidades?

Assine a nossa news e saiba ainda mais sobre o mundo dos livros:

Blog

ZIRALDO foto Fabio-Mota-AE

Saiba mais sobre Ziraldo, o criador do Menino Maluquinho

Que o Ziraldo é o autor de FLICTS, de O Menino Maluquinho e de Uma Professora Muito Maluquinha, você já sabe. Esse mineiro de Caratinga, aniversariante do dia 24 de outubro, é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil e muito mais!

Ziraldo é o mais velho dentre os sete filhos da Dona Zizinha e o Seu Geraldo, e daí surgiu seu nome, tão diferente e único. Sua paixão pelos desenhos começou cedo e Ziraldo desenhava em todos os lugares: na calçada, nas paredes, na sala de aula… Talento, precoce, aos seis anos, ele teve um desenho publicado na coluna de humor do jornal Folha de Minas.

Sua carreira teve início, ainda na década de 1950, com histórias em quadrinhos para a revista infantil mensal mineira Era Uma Vez… Em 1954, Ziraldo já tinha uma coluna de humor no jornal Folha da Manhã, atual Folha de S.Paulo. Ele colaborou também em publicações como O Cruzeiro, Folha de Minas e o Jornal do Brasil.

Ziraldo conquistou a criançada e alcançou projeção nacional em 1959 com o lançamento da HQ A Turma do Pererê. A publicação foi a primeira revista em quadrinhos brasileira colorida feita por um só autor e totalmente produzida no Brasil.

Mas o talento de Ziraldo não cabe só nas páginas! Ele é um dos artistas gráficos mais conhecidos e respeitados nacional e internacionalmente. Além de charges, cartuns e ilustrações, ele fez cartazes para filmes brasileiros, escreveu peças de teatro e ainda deixou sua marca como pintor.

Além disso, Ziraldo criou, com outros humoristas, o jornal O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, que foi também grande celeiro de humoristas pós 1968. Também criou a revista de humor Bundas e a publicação dedicada ao jornalismo cultural, Palavra.

“A Lua é FLICTS”: foi o que escreveu astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. Ele foi presenteado com um exemplar de FLICTS, primeiro livro infantil do Ziraldo, quando visitou o Brasil em 1969.

Desde 1979, com a publicação de O Menino Maluquinho, Ziraldo passou a se dedicar à produção de livros infantis. A obra, que ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 1980, já foi adaptada para teatro, cinema, virou série de TV e até ópera infantil! As tirinhas com as peraltices do personagem e seus amigos continuam sendo publicadas em diversos jornais brasileiros.

Ao longo de sua carreira, Ziraldo publicou mais de 120 livros, e seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco.

Agora que você já conhece um pouco mais da carreira desse incrível escritor, conta pra gente, qual é o seu livro preferido do Ziraldo?!

Horário de atendimento

9h30 às 13h00 e de 14h às 19h