Incentivando a leitura na infância

O aumento da concentração, o incentivo a imaginação e a empatia, são alguns dos motivos do porque é tão importante incentivar a leitura para as crianças, mas algumas pessoas ainda não sabem como despertar o interesse em seus filhos, continue lendo para ver algumas dicas.

Não é novidade que aqui no Clube Leitura estamos sempre incentivando a literatura infantil. Por isso, em outubro, mês das crianças, fizemos diversos posts lá no nosso IG: @clube_leitura, sobre os benefícios da leitura na infância, e decidimos falar um pouco sobre isso aqui também e aproveitar para dar algumas dicas de como incentivar os pequenos a ler.

No nosso post anterior, sobre como melhorar ou criar o hábito da leitura, falamos um pouco sobre como ler é o melhor exercício para o cérebro e para as crianças isso não é diferente. A leitura vai estimular a memória, a concentração e expandir o conhecimento.

Fica evidente o bom rendimento escolar quando ler se torna um hábito e um prazer, ela vai ter mais facilidade de entender questões mais complexas, imaginar soluções e não vai ter preguiça de ler textos mais extensos. Uma criança que lê bem, estuda melhor.

Uma característica muito comum nas crianças é a curiosidade, elas estão descobrindo o mundo, sempre fazem perguntas, querem saber o porque de tudo e observam bastante. A leitura vai impulsionar isso, as informações são como alimentos e quanto mais você tem mais quer aprender, desvendar mistérios e descobrir o propósito de tudo, gerando assim uma inquietação que vai fazê-la descobrir respostas.

O auxílio no controle da emoções e a empatia também são dois pontos muito importantes. No caso das emoções, ela vai conseguir se expressar melhor, falamos um pouco sobre isso no nosso podcast. E a empatia, assim como os adultos, quando vivemos histórias diferente das nossas aprendemos a nos colocar no lugar das outras pessoas, melhorando assim o convívio em sociedade.

Para isso, vamos dar algumas dicas de como incentivar a leitura:

Escolha livros de acordo com a idade da criança:

Para crianças muito pequenas são recomendados livros com apenas imagens, para ler junto com os pais ou algum adulto, e aos poucos a medida que ela for ampliado o vocabulário ela pode começar a ler livros mais extensos.

No Clube leitura você pode escolher entre as idades 0 a 6, 7 a 11 e mais de 12 anos.

Torne a leitura divertida:

A criança não vai querer fazer nada que associar a uma obrigação, por isso, grande parte dos adultos não leem. Quando se torna algo divertido, a criança vai sempre se lembrar disso e aprender mais fácil. Encene, faça efeitos sonoros, transforme a leitura em uma grande brincadeira.

Crie uma rotina:

Em tudo que queremos criar um habito devemos transformá-lo em rotina, defina um horário para que se torne um costume, até que a criança comece a fazer sozinha.

Dê exemplo:

Crianças são como espelhos, elas aprendem imitando, se ela perceber que você gosta ou sente prazer em determinada atividade vai querer fazer também.

No nosso youtube, a Amanda Azevedo listou alguns motivos para ler para uma criança, vale a pena conferir:

O que achou de nossas dicas?

No nosso podcast também falamos um pouco mais sobre o assunto e sugerimos alguns livros. Você pode escutar pelo Spotify, Anchor ou Google Podcasts, é só procurar por Podcast Clube Leitura.

E nos siga no instagram para estar por dentro das nossas novidades: @clube_leitura.

De 10h às 16h de Seg à Sex