Dicas para iniciar o hábito da leitura

Muitos de nós queremos desenvolver ou retomar este hábito na rotina (muitas vezes cheia de tarefas). Aqui temos algumas sugestões, que tal conferir?

Das pessoas que começam a ler desde crianças, na alfabetização, algumas continuam e outras param por algum motivo durante a vida. Há também aquelas que nunca se interessaram pela leitura e não têm muitas referências de como agir neste assunto.

Com isso, acaba sendo mais complicado retomar ou construir um hábito que foi pouco trabalhado. Fato é que todo mundo (ou quase todo mundo) sabe que ler pode trazer inúmeros benefícios pra carreira e para vida pessoal.

Ler pode ajudar em várias coisas na nossa vida como, por exemplo, melhorar o funcionamento do cérebro. Existem diversas pesquisas que comprovam que a leitura é um dos melhores exercícios para este órgão tão importante. A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, provou que durante a leitura diferentes áreas do cérebro são afetadas. Isso porque foi notado que o fluxo sanguíneo aumentou em certos locais do órgão, eles explicam que prestar atenção em textos literários requer coordenação de várias funções do sistema cognitivo.

Sabe-se, também, que estimula a criatividade e o senso crítico, ampliando o vocabulário, melhorando a escrita e expandindo a imaginação. Por isso ler é essencial para quem trabalha em qualquer área.

Outro ponto muito importante, e que extrapola questões técnicas e vão para a vida pessoal, é o desenvolvimento da empatia. Com a leitura você consegue se colocar na pele de diversos personagens com as mais diversas histórias, vivências e dificuldades. O que também ajuda ao tentar aplicar o conceito na vida real e em seus relacionamentos.

Abaixo preparamos algumas dicas de como você pode tentar iniciar esse hábito:

1- Pesquise temas que te agradam:

Hoje em dia temos as informações na palma de nossas mãos, então é muito fácil pesquisar temas e gêneros literários que vão te despertar alguma curiosidade. Outra coisa que pode ajudar é pesquisar de acordo com seu gosto para filmes e séries, procure livros desse gênero e leia as sinopses como se estivesse escolhendo um filme para assistir, por exemplo se você gosta de fantasia, já pensou em ler HQs?

2- Escolha um livro de poucas páginas:

Vamos começar aos poucos, tente não escolher histórias muito densas e longas, que podem acabar te cansando e vai te levar a desistência novamente.

3- Estabeleça metas de leitura:

Defina objetivos como: ler um capítulo por dia, ler determinado número de páginas por dia ou ler por meia hora. Veja a forma que mais encaixa dentro do seu tempo livre.

4- Use a regra dos 21 dias:

Pesquisas comprovam que para criar um hábito precisamos realizar a mesma tarefa durante 21 dias. Esse é o prazo mínimo para que seu cérebro grave essa informação, a partir daí se torna mais fácil realizá-la. Mas lembre-se: cada pessoa tem seu próprio tempo, por isso esta é uma quantidade mínima de dias para começar o hábito.

O que achou das nossas dicas? Conte pra gente se elas funcionaram em nossas redes sociais e em nossas canais de contato! Fique atento também aos nosso outros conteúdos: Podcast mensal nas plataformas: Spotify, Anchor, Google Podcasts e outras, vídeos semanais no YouTube e dicas de leitura em nosso IG @clube_leitura.

De 10h às 16h de Seg à Sex