Adaptações livros janeiro

Descubra curiosidades sobre livro O Morro dos Ventos Uivantes

Agora que você já sabe quais são os livros de janeiro do Kit Clube Leitura Adulto, que tal conhecer algumas curiosidades sobre o clássico da literatura em língua inglesa “O Morro dos Ventos Uivantes”?

O único romance escrito por Emily Brontë, foi publicado em 1847, um ano antes de a escritora morrer de tuberculose, aos 30 anos. O livro já recebeu muitas versões nas telinhas, nas telonas e nos palcos, na Inglaterra e em diversos países como México, França, Japão, Itália e até mesmo no Brasil. Na maioria das vezes, as adaptações fugiram um pouco do roteiro original. Conheça algumas delas.

A mais antiga adaptação cinematográfica foi filmada na Inglaterra e dirigida por A. V. Bramble. Realizado em 1920, contou com Milton Rosmer e Colette Brettel nos papéis principais. Infelizmente, nenhuma cópia do filme resistiu ao tempo. Porém, recentemente, fotos e o roteiro original foram encontrados.

Uma das mais famosas versões do livro para o cinema é a de 1939, estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon, sob a direção de William Wyler. O filme conquistou o New York Film Critics Circle Award como Melhor Filme e ainda foi indicado ao Oscar na mesma categoria. Apesar disso, o longa não foi sucesso de bilheteria.

“Escravos do Rancor” é o nome da adaptação mexicana do livro, dirigida por Luis Buñuel, em 1953. Neste longa, os nomes dos personagens principais foram trocados para Catalina e Alejandro.

A primeira versão colorida do romance chegou ao cinema em 1970, dirigido por Robert Fuest, trazendo Timothy Dalton como Heathcliff e Anna Calder-Marshall como Catherine. Também na Inglaterra, em 1978, foi lançada pelo canal de TV BBC uma minissérie em cinco capítulos, estrelada por Ken Hutchison e Kay Adshead.

Uma das versões mais queridas dos cinéfilos foi lançada em 1992, estrelando Ralph Fiennes e Juliette Binoche. Em uma das cenas, em que Heathcliff bate com a cabeça contra uma árvore, Ralph Fiennes chegou a se machucar. Outra curiosidade é que Uma Thurman fez o teste para o papel de Catherine.

Em 2003, a MTV norte-americana produziu uma versão moderna da obra, estrelada por Erika Christensen e Mike Vogel, tendo como cenário a Califórnia e os personagens, como colegiais.

Em agosto de 2009, a emissora inglesa ITV colocou no ar uma adaptação do livro como minisérie em duas partes. Os protagonistas foram interpretados por Tom Hardy, Charlotte Riley, Sarah Lancashire e Andrew Lincoln, que ficou posteriormente conhecido pelo personagem Rick Grimes na série de TV The Walking Dead.

No ano de 2011, a obra ganhou nova adaptação cinematográfica, dirigida por Andrea Arnold, com James Howson como Heathcliff e Abbie Cornish como Cathy. Inicialmente, a diretora queria um ator de ascendência cigana como protagonista, mas a comunidade cigana não foi muito receptiva à ideia.

O romance foi adaptado também no formato de ópera, com destaque para as versões escritas por Bernard Herrmann e Carlisle Floyd. O livro foi também transformado em um musical por Bernard J. Taylor, com uma canção de Kate Bush.

No Brasil, a obra inspirou duas telenovelas. O Morro dos Ventos Uivantes, realizada em 1967, pela TV Excelsior, contou com Altair Lima e Irina Grecco nos papéis principais. Já Vendaval, foi lançada em 1973, pela TV Record e era protagonizada por Hélio Souto e Joana Fomm.

E você, conhecia alguma das versões de O Morro dos Ventos Uivantes para o cinema e a TV? Curte adaptações cinematográficas de livros? Compartilhe com a gente!

E se você ainda não é assinante do Clube Leitura, aproveite que as novas assinaturas estão com valores promocionais! Os planos e kits Família estão com frete grátis durante todo o mês de janeiro. Não perca essa oportunidade!