X

Quer ficar por dentro das nossas promoções, conteúdos e novidades?

Assine a nossa news e saiba ainda mais sobre o mundo dos livros:

Consultores Literários
do Clube Leitura

Rosana Mont’alverne

Rosana é mineira de Três Corações (sul de Minas), radicada em BH desde os três anos de idade.  Bacharela em Direito pela UFMG e Mestre em Educação pela UFMG, onde defendeu a dissertação “Correspondências do Cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros”. Além disso,  Especialista em Administração de Recursos Humanos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),  Especialista em Arte-Educação: da palavra oral à escrita, pela PUC MG e tem formação em Língua e Civilização Francesa pela Universidade Sorbonne – Paris – FRANÇA.

Contadora de Histórias profissional desde 1995, é criadora e coordenadora dos projetos Conto Sete em Ponto – espetáculos mensais de narração de histórias (desde 1998); Feira de Histórias – espetáculos semanais de narração de histórias em praças públicas (desde 2007) e Encantadores de Histórias – oficinas literárias em presídios (desde 2004).

Sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários. Professora dos cursos de formação de narradores e mediadores de leitura, além de Editora-chefe da Aletria, que tem vários livros premiados em seu catálogo, distribuição em todo Brasil e obras selecionadas em programas do governo federal, governos estaduais e diversas prefeituras no país.

É autora dos livros infantis Meu pai é uma figura (2011), com ilustrações de Maurizio Manzo; O ovo amarelinho da galinha do vizinho (2011), ilustrado por Raquel Abreu e Todas as cores de Malu (2016), ilustrado por Maurizio Manzo.  Também participou de diversas coletâneas como coautora, entre as quais: A Vez e a Voz da Literatura Infantil (2016); Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes (2011); Feira de Histórias (2009); Coleção Presente – coletânea comentada de contos de grandes autores brasileiros como Machado de Assis (2008), Júlia Lopes de Almeida (2009) e Lima Barreto (2010), entre outros. A Coleção Presente é uma realização do Grupo de Pesquisa e Extensão “Literatura para Educadores” (LIED), da Faculdade de Educação da UFMG.

É Diretora da LIBRE – Liga Brasileira de Editoras desde 2018, tendo sido reeleita para o biênio 2020/2021. Foi Presidente da Câmara Mineira do Livro por 2 mandatos (2014 a 2018). É Coordenadora-Geral do PLLLB MG – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, como representante da sociedade civil, eleita em ABR.2016. Foi Conselheira Titular do CONSEC – Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, eleita como representante do segmento Livro, Leitura e Literatura para o biênio JAN.2017 a DEZ.2018. É Membro do CCPC – Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais desde JAN.2016.

É membro da Arcádia Academia de Letras com assento na cadeira nº 11 cujo patrono é o escritor João Guimarães Rosa.  É Cidadã Honorária do Município de Belo Horizonte – MG.

Horário de atendimento

De 10h às 16h