Ilan-Brenman-_BLOG-

Conheça o consultor Ilan Brenman

Que tal aproveitar o Mês do Livro do Clube Leitura para conhecer um pouco mais nossos consultores literários? Hoje será a vez de você saber mais sobre Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil da atualidade. O escritor recomenda livros infantojuvenis para os kits Clube Leitura Kids & Teens e Clube Leitura Família.

Ilan Brenman já publicou mais de 70 livros (alguns premiados e traduzidos para países como Alemanha, França, Itália, Polônia, Suécia, Dinamarca, Espanha, Portugal, México, Argentina, Coreia e China). Ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil. É o autor do best-seller internacional: “Até as princesas soltam pum.”

É Doutor e Mestre pela faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo. Seus trabalhos acadêmicos ressaltam a importância da literatura infantil e juvenil com muito respeito a inteligência e a sensibilidade da criança e do jovem leitor. Ilan circula pelo Brasil há quase 20 anos ministrando palestras nas áreas educativas e culturais. Foi colunista da Revista Crescer, entre 2011 e 2017, onde debatia assuntos ligados à educação e cultura. E desde 2014 tem uma coluna na Rádio CBN sobre Educação e Literatura.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Clube Leitura: Quais são os principais desafios da curadoria literária?

Ilan Brenman: Escolher livros que agradem gregos e troianos, ou seja, adoraria que os livros indicados proporcionassem a mesma alegria que eu tive ao lê-los sozinho e para as minhas filhas.

Clube Leitura: Na sua opinião, qual é a importância do exemplo dos pais para estimular a leitura dos filhos?

Ilan Brenman: É de extrema importância. Nossos filhos observam atentamente, com lupas e lunetas, nossas ações. Pais leitores com certeza ajudam a criar filhos leitores.

Clube Leitura: Na hora de escolher os livros para uma criança, quais elementos devem ser levados em conta e quais nunca devem?

Ilan Brenman: As boas histórias são aquelas que não menosprezam a inteligência e sensibilidade infantil, que sabem que elas gostam de aventuras, de histórias de medo, de humor, de amor…. são histórias que contemplam a complexidade da infância.

Clube Leitura: Que dicas você pode dar para os pais para que seus filhos possam se interessar cada vez mais pelos livros?

Ilan Brenman:
1. Guarde um tempo (qualidade não quantidade) para ler ou contar histórias para os seus filhos.
2. Leve-os s para livrarias e bibliotecas.
3. Presenteie-os com livros, como disse um antigo poeta: O livro é o brinquedo que nunca gasta.
4. Seja modelo de leitor para os filhos.

Clube Leitura: Qual é a importância da leitura na sua vida?

Ilan Brenman: É total! Ela que sustenta minha imaginação, minha fome por ficção e não ficção. A leitura é a minha companheira de jornada profissional e pessoal.

Curtiu? Confira também as entrevistas dos consultores literários Flavio Gomes e Cristiane Correa. E aproveite o Mês do Livro para levar mais Leitura para você e para sua família!