Ana Maria Machado - Foto Gonçalo

Conheça Ana Maria Machado, consultora literária do Clube Leitura

Você provavelmente já ouviu falar sobre Ana Maria Machado. Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira e dona de inúmeros talentos e atuação nas mais diversas frentes, ela acaba de assumir um novo desafio: indicar os livros que vão integrar o kit Kids & Teens do Clube Leitura.

Mas você conhece mais a fundo a trajetória da escritora? Pois saiba que, antes de se dedicar às páginas, foram as Artes Plásticas que guiaram seus passos. Ana Maria estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MOMA de Nova York, tendo participado de salões e exposições individuais e coletivas no país e no exterior, enquanto fazia o curso de Letras. A autora formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez pós-graduação na UFRJ.

No final de 1969, depois de ser presa pelo governo militar, Ana Maria deixou o Brasil e partiu para o exílio na Europa, levando na bagagem cópias de histórias infantis que seriam publicadas na revista Recreio e, mais tarde, começariam a sair em livro. Mas não foi só isso: ela também trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres, além de se tornar professora de Língua Portuguesa na prestigiada universidade francesa Sorbonne.

Em casa novamente
De volta ao Brasil, em 1972, começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio Jornal do Brasil, onde foi chefe do departamento de Jornalismo de 1973 a 1980. Como jornalista, trabalhou também no Correio da Manhã, n’O Globo e colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento.

Em 1977, a escritora ganhou o prêmio João de Barro pelo livro “História Meio ao Contrário”. O sucesso foi imenso e levou à publicação de muitos outros livros de sua autoria. Dois anos depois, junto com Maria Eugênia Silveira, abriu a Malasartes, a primeira livraria infantil do Brasil, que co-dirigiu por 18 anos. Foi ainda editora e uma das sócias da Quinteto Editorial, junto com a também escritora Ruth Rocha.

Academia Brasileira de Letras
Em reconhecimento por sua trajetória como escritora, Ana Maria Machado foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 2003. Ela ocupa a cadeira número 1 e presidiu a entidade de 2011 a 2013. Na presidência da ABL, Ana Maria deu especial ênfase a programas sociais de expansão do acesso ao livro e à leitura nas periferias e comunidades carentes.

Entre livros e prêmios
Com mais de 40 anos de carreira literária, Ana Maria já publicou mais de cem livros, entre obras infantojuvenis e adultas, incluindo nove romances e oito de ensaios. Ela é dona da impressionante marca de mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e em 26 países.

Em 2000 recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio mundial de literatura infantil. Neste mesmo ano, a escritora foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Outro importante reconhecimento será dado este ano, quando será uma das homenageadas da 34ª edição da Festa do Livro de Brasília, que acontece de 1 a 10 de junho, no Pátio Brasil Shopping. A escritora irá receber o troféu Cassiano Nunes.

Agora que você já conhece um pouco da incrível carreira de Ana Maria Machado, você consegue adivinhar quais serão os livros indicados pela escritora para o Clube Leitura? Faça as suas apostas e compartilhe com a gente!