Conheça a consultora Cristiane Correa

Na última semana, demos início à série de entrevistas que contará mais sobre os consultores do Clube Leitura em 2019. Hoje, será a vez de conhecer a jornalista Cristiane Correia. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Publishing pela Universidade Yale, Cristiane foi eleita pela revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil.

É autora de “Sonho Grande”, obra que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da ABInbev, Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz. O livro foi também publicado nos Estados Unidos, Portugal, Coréia, China, Taiwan e Vietnã.

Em 2015, lançou seu segundo livro: “Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, no qual conta a história do empresário Abilio Diniz. Seu trabalho mais recente é “Vicente Falconi – O que importa é resultado”, publicado em outubro de 2017.

Pelas informações acima, apostamos que você consegue adivinhar qual gênero a consultora indicará com mais frequência no Clube Leitura Adulto e Clube Leitura Família, não é mesmo? Acertou quem arriscou biografias e livros de não-ficção!

Quer saber por que é mais vantajoso assinar o Clube Leitura Família?

Em fevereiro, Cristiane indicou o livro “A Marca da Vitória – Phil Knight”, cofundador e ex-CEO da Nike. Venha com a gente e conheça mais sobre ela.

Clube Leitura: Quais são os principais desafios da curadoria literária?

Cristiane Correa: O principal desafio, na minha opinião, é sugerir livros que despertem o interesse de um grande número de pessoas, mas que não sejam conhecidos demais. O trabalho do consultor é garimpar obras que valem muito a pena serem lidas, mas que provavelmente ficariam fora do radar do leitor.

Clube Leitura: Qual é a importância da leitura na sua vida?

Cristiane Correa: Leio muito desde criança. Meu principal passatempo nas férias escolares era ler. Desde então leio sempre, embora às vezes não tanto quanto gostaria. Tenho o hábito de intercalar livros de não-ficção com ficção, clássicos com modernos, autores brasileiros com estrangeiros. Meu interesse pela leitura foi crucial para que eu me tornasse escritora. Acho curioso quando alguém me diz que sonha em escrever um livro, mas não costuma ler muito. É impossível escrever bem sem ler muito.

Clube Leitura: Uma biografia pode ser interessante pelo talento do autor e também pelo personagem da biografia. Ao indicar este tipo de obra para o Clube Leitura, você leva em conta qual destes aspectos? Como balancear esta escolha?

Cristiane Correa: Adoro livros de não-ficção, especialmente biografias. Aprendo muito ao ler sobre a vida de pessoas reais, às vezes tão ou mais fascinantes que a de personagens de ficção. Há, porém, um detalhe importante: o autor tem que ser bom, independentemente de quão rica é a vida do biografado. Ele deve escrever biografias honestas, que revelem tanto os acertos quanto os erros do biografado – livros que mostram uma vida “cor-de-rosa” são inverossímeis. No Clube Leitura vou indicar apenas obras sobre pessoas interessantes e que tenham sido bem escritas.

Clube Leitura: O que você está lendo atualmente?

Cristiane Correa: Há um ano participo de um grupo de leitura com sete amigas. No momento, por causa do grupo, estou lendo “Soldados de Salamina”, de Javier Cercas.