clube leitura família kids e teens novembro

Confira as indicações de novembro do Clube Leitura para os kits Kids & Teens e Família

Conheça a relação dos livros que vai fazer a alegria e a diversão dos pequenos e jovens leitores em novembro! Nesse mês, nos kits Kids & Teens e Clube Leitura Família terão clássicos da literatura infantil brasileira e continuações de séries literárias de sucesso. Confira!

Para as crianças de 0 a 6 anos, as recomendações de Ana Maria Machado são recheadas de poesia, criatividade e fantasia.

O livro “Foi o ovo? Uma ova!”, da escritora carioca Sylvia Orthof apresenta em versos rimados, com humor inteligente e cheio de nonsense, a história da galinha Sinhá e do seu ovo, muito novo, chamado Claro Gemão, meio metido a machão. Ele vai aprontar uma tremenda confusão, a respeito da eterna questão: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? “Foi o ovo? Uma ova!” foi selecionado para o catálogo de Bolonha 2013, na categoria Novas edições de livros já publicados/Ficção para crianças.

“Pinote, o fracote e Janjão, o fortão”, livro da escritora carioca Fernanda Lopes de Almeida, que conta a história de Janjão, o valentão da escola que agride os colegas sem motivo algum. Pior ainda quando alguém não faz o que ele quer. Mas o pequeno Pinote resolve usar a inteligência para enfrentar as truculências de Janjão. Será que vai dar certo?

Também é de Fernanda Lopes de Almeida o livro “A fada que tinha ideias” recomendação para os pequenos leitores de 7 a 11 anos. As fadinhas aprendem desde cedo que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter ideias próprias magias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. “Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda”, é o que ela diz. Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha… E agora? O que será de Clara Luz?

“A fada que tinha ideias” foi editada pela primeira vez em 1971 em forma de narrativa. Em 1982, a autora escreveu a versão teatral, que recebeu o prêmio MEC Troféu Mambembe pelo melhor texto de teatro infantil. Além disso, o livro foi incluído na bibliografia seletiva de literatura infantil da UNESCO e no acervo permanente na Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique. A obra também foi considerada pela, FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, uma das cinco melhores obras infantis brasileiras publicadas ente 1967 a 1971.

Já a consultora literária Paula Pimenta indica obras que destacam a amizade e os desafios da adolescência.

Para a garotada de 7 anos ou mais, a dica é “Fazendo meu filme em quadrinhos – Volume 3 – Não dou, não empresto, não vendo!”, da mineira Paula Pimenta. Um feriado prologado promete agitar a turma da Fani, com viagens e festas. Mas tudo muda quando ela recebe uma incumbência: tomar conta dos sobrinhos pequenos. Sem poder curtir os dias de folga como gostaria, só resta a ela sonhar que um dia sua vida tenha cenas tão emocionantes quanto a dos seus filmes preferidos.

E para os jovens leitores acima de 12 anos, há também a opção de outro livro da Paula Pimenta: “Minha Vida Fora de Série – Vol. 02”. Nessa obra, a protagonista Priscila, agora com 16 anos, começa a lidar com questões mais sérias da adolescência. A proximidade do vestibular e com ele todos os receios dessa fase, amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem, o aprendizado de que um namoro tem que ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente.

Para quem curte fantasia e aventura, a dica é “Harry Potter e a Câmara Secreta”, da escritora inglesa JK Rowling. No segundo ano de Harry Potter em Hogwarts, um grande mistério ronda a escola e ameaça a segurança e a tranquilidade de todos: alguns alunos estão sendo petrificados, inclusive sua melhor amiga, Hermione. Em meio a tudo isso, Harry descobre que é ofidioglota, isto é, ele tem o poder de se comunicar com as cobras, uma característica rara entre os bruxos. O fato acaba levantando suspeitas sobre se não teria sido ele que abriu a Câmara Secreta.

Curtiu a lista? Garanta a diversão dos pequenos e jovens leitores! Assine o Clube Leitura até o dia 15 de novembro faça parte do clube de assinaturas mais divertido e animado do país!