Blog

kit kids e teens janeiro

Confira as indicações de janeiro do kit Clube Leitura Kids e Teens

Que tal começar o ano com uma seleção de livros que vai fazer a alegria e a diversão dos pequenos e jovens leitores? Confira a lista de janeiro dos kits Kids & Teens e Família. Escolha os favoritos para a turminha e garanta um 2019 com mais leitura!

Para as crianças de 0 a 6 anos, Ana Maria Machado, em sua última indicação para o Clube Leitura, recomenda “O Menino que Aprendeu a Ver”, da escritora paulista Ruth Rocha. Esta é a história do menino João, que aprendeu pouco a pouco uma lição: O mundo é cheio de coisas para se ver – umas a gente entende, outras não pode entender. João descobre o milagre — a verdadeira visão — da descoberta das palavras, que não são, como ele pensava meros desenhos sem sentido. As coisas do mundo a gente precisa aprender e é isso que se descobre quando se aprende a ler.

Já a indicação de Ilan Brenman para as crianças de 0 a 6 anos é “Não Confunda”, da ilustradora e escritora ítalo-brasileira Eva Furnari. A partir de textos curtos que dialogam com as imagens, a autora propõe várias confusões baseadas na semelhança sonora entre as palavras. Surgem propostas hilariantes, cuja leitura é estimulante e prazerosa. Além de serem muito divertidos, os textos ajudam o pequeno leitor a se conscientizar das particularidades ortográficas e funcionam como um preparo para leituras mais longas e complexas.

Eva Furnari tem livros publicados no México, Equador, Guatemala, Bolívia e Itália. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios como escritora e ilustradora. Entre eles, o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração pelos livros: “Truks” (1991), “A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos” (1996), “Anjinho” (1998), “Circo da Lua” (2004), “Cacoete” (2006) e “Felpo Filva” (2007), este pelo texto e ilustração. Foi premiada por dez vezes pela Fundação do Livro Infantil e Juvenil e recebeu Prêmio APCA pelo conjunto da obra. Foi ainda vencedora do concurso promovido em 2000 pela Rede Globo para a caracterização dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

A recomendação para os pequenos leitores de 7 a 11 anos de Babi Dewet é “A Batalha do Acampamonstro”, do escritor mineiro Jim Anotsu. Na Ilha do Enforcado as coisas são um pouco diferentes. Lá, monstros convivem com pessoas, e ser um escoteiro é muito mais perigoso do que você pode imaginar. Mas Nemo e Louise estão acostumados com o perigo, e nem uma ameaça sinistra é capaz de fazer os dois irmãos conviverem de forma pacífica. Mas Quando os irmãos e seus amigos são interceptados por uma fantasma assustada que afirma que eles correm perigo, Nemo, Louise e seus amigos precisam encontrar uma forma de impedir que algo maligno tome conta da ilha onde é sempre verão.

Destaque entre o público infantojuvenil, Jim Anotsu é escritor e tradutor. Foi colaborador do site de contos Quotidianos e já tem seis livros publicados, entre eles “Annabel & Sarah” (2010) e “A Morte é Legal” (2012). Lançou títulos de grande sucesso, ambientados no cenário de Minecraft: “A espada de Herobrine” e “A Vingança de Herobrine”, que já foram traduzidos para o inglês e o alemão.

E a indicação de Ilan Brenman para os leitores de 7 a 11 anos é “O BGA, O Bom Gigante Amigo”, do escritor britânico Roald Dahl. Ao acordar, Sofia dá de cara com o ser humano mais alto que já vira. O que ela não sabia é que ninguém pode ver um gigante sem se tornar seu prisioneiro. Ela vai parar na Terra dos Gigantes, sob os cuidados do Bom Gigante Amigo. Lá, conhece gigantes assustadores e, com a ajuda do BGA e da rainha da Inglaterra, inventará um plano para enfrentá-los.

O escritor Roald Dahl nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Passou a infância na Inglaterra e, aos dezoito anos, foi para a África trabalhar no setor de petróleo. Participou da Segunda Guerra Mundial como piloto da Real Força Aérea da Inglaterra e começou a escrever quando era adido da embaixada inglesa em Washington. Seus livros para adultos e crianças são hoje traduzidos e conhecidos no mundo todo. O livro “O BGA, O Bom Gigante Amigo” inspirou o filme de mesmo nome, lançado em 2016, que teve direção de Steven Spielberg e produção da Walt Disney Pictures.

Já para os jovens leitores acima de 12 anos, a indicação de Babi Dewet é “Como Eu Realmente – 1”, da escritora, ilustradora e publicitária carioca Fernanda Nia. Nem sempre o que esperamos é o que realmente acontece na vida real. Para combater a constante quebra de expectativas ao seu redor, Niazinha acabou desenvolvendo uma imaginação um pouquiiinho criativa demais. São seus exageros que fazem cada história do Como eu realmente… um passeio único pelo lado meio esquisito, mas superdivertido da nossa imaginação.

Fernanda Nia começou seu trabalho autoral em 2011 ao criar o site “Como eu realmente”, que em 2014 deu origem a série de três livros com o mesmo nome. Em 2018, lançou seu primeiro romance jovem adulto “Mensageira da Sorte”.

E a recomendação de Ilan Brenman leitores a partir de 12 anos é “Trezentos Parafusos a Menos”, do escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo. O pai de Tatiana tem alguns parafusos a menos, mas ela não sabia que eram tantos assim. Seu Luiz é um homem sistemático que nunca come pizza, não atende telefone e vai ao banheiro sempre na mesmíssima hora. Essa rotina metódica só muda quando ele recebe uma carta de meter medo: uma intimação para comparecer à Justiça. Mas ele volta do fórum com uma expressão diferente do medo. Tinha recebido uma notícia fabulosa, que revira completamente a vida da família. Risonho, declara que parou de trabalhar. E passa a cultivar novos hobbies: plantar uma minifloresta amazônica no quintal, fazer treinamento para virar estátua… Dona Ruth, a mãe de Tatiana, também vê vantagens no furacão que domina a casa. Sem saber o que pensar, a menina só se preocupa, ri ou coça a cabeça.

Ricardo Azevedo autor de mais de vinte livros para crianças e jovens. Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti com os livros “Alguma coisa”, “Maria Gomes”, “Dezenove poemas desengonçados”, “A outra enciclopédia canina”, “Fragosas brenhas do mataréu” , entre outros prêmios, como o APCA. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica.

Curtiu a lista? Quer garantir a diversão dos pequenos e jovens leitores? Assine o Clube Leitura até o dia 15 de janeiro e faça parte do clube de assinaturas mais divertido e animado do país! Aproveite que durante o mês de janeiro, o frete é grátis para todos os planos e kits família.

Horário de atendimento

9h30 às 13h00 e de 14h às 19h