lendo e ouvindo editada

Confira a playlist de outubro do Clube Leitura

Qual é a trilha sonora da sua vida? Todo mundo tem suas músicas preferidas, aquelas canções que nos fazem recordar momentos importantes de nossa história. Da mesma forma, também temos nossos livros favoritos, que marcaram nossas vidas por sua mensagem, por seus personagens, ou pela sua narrativa inesquecível.

Que tal juntar as duas coisas e tornar sua experiência literária ainda mais interessante? Pensando na relação excepcional que a música e a literatura têm, o Clube Leitura criou uma playlist especial no Spotify com 17 canções, inspirada nos kits de livros do mês de outubro.

Para ajudar você a entrar no clima de Os Escritos Secretos, músicas irlandesas da década de 50, época que a protagonista do livro era jovem: “Bantry Bay”, de Brian Byrne; “The Town I Loved So Well”, da banda The Dubliners; “Down by the Sally Gardens”, de John McCormack e “Farewell, But Whenever” e The Famine Song, de Mary O’Hara.

Para embalar a leitura de Dentes ao Sol, canções brasileiras lançadas em 1976, ano de lançamento da obra: “Alucinação”, de Belchior; “Criaturas da Noite”, do grupo O Terço; “Rodésia” e “Nobody Can Live Forever”, de Tim Maia e “Cavaleiro do Cavalo Imaculado” de Jorge Ben Jor.

Os livros dos kits Clube Leitura Kids & Teens e Clube Leitura Família também tem trilha sonora especialmente selecionada. Para História em três atos, que tem como personagens um gato, um pato e um rato, nada melhor do que músicas infantis que falam sobre dois desses animais: “O Gato”, de Mart’nália e “O Pato”, clássico interpretado por Toquinho.

Para acompanhar as cenas da vida de Fani, protagonista de Fazendo Meu Filme, Vol. 1, podemos conferir algumas das canções que fazem parte do fascinante universo da personagem: “Ando Meio Desligado”, da banda Os Mutantes, e os sucessos do pop inglês “Every Little Thing She Does Is Magic”, do grupo The Police e “Wonderwall”, do Oasis.

E para embalar as peripécias da Professora Maluquinha, temos músicas da trilha sonora do filme inspirado no livro de Ziraldo: “Dia Comum”, de Milton Nascimento e “Menina, Amanhã de Manhã”, interpretado pela suave voz de Fernanda Takai.

O que você achou das canções inspiradas nos livros de outubro do Clube Leitura? Que outras músicas também combinam esses livros? Compartilhe sua playlist literária com a gente!