Dia Mundial da Poesia foto Fred Pixlab

Celebre o Dia Mundial da Poesia com mais Leitura

Você sabia que o Dia Mundial da Poesia é em 21 de março? A data foi criada pela UNESCO, durante sua 30ª Conferência Geral, em 16 de novembro de 1999, para celebrar a poesia como forma de arte. E também para promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia em todo o mundo.

Algumas curiosidades: Na Europa, a data é conhecida como “A Primavera dos Poetas”. Já na Colômbia, o dia é chamado de “A presença comum dos Poetas”, na Na Colômbia, por ter sido introduzido por uma fundação de mesmo nome.

Uma das formas de transmitir emoções e pensamentos através da linguagem, a poesia tem como características básicas o ritmo e as rimas cadenciadas. Os três principais tipos de poesias são: as existenciais – retratam as experiências da vida, como a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas – trazem as emoções do autor e dos personagens; e a social – pautada pelas questões sociais e políticas.

Que tal aproveitar a data para incluir mais poesia na rotina dos pequenos e jovens leitores da sua família? O Clube Leitura já indicou em seus kits Kids & Teens e Clube Leitura Família algumas das mais importantes obras poéticas da literatura infantojuvenil brasileira.

Você pode escolher entre as obras “Foi o ovo? Uma ova!”, da escritora carioca Sylvia Orthof; “A Arca de Noé”, do poeta Vinicius de Moraes; “Palavras, muitas palavras”, primeiro livro publicado por Ruth Rocha; “Jardins”, da escritora carioca Roseana Murray e “Isto ou Aquilo”, uma das obras mais conhecidas da poeta e educadora carioca Cecília Meireles.

Vamos celebrar o Dia Mundial da Poesia! Compartilhe com a gente seu poema favorito!