X

Quer ficar por dentro das nossas promoções, conteúdos e novidades?

Assine a nossa news e saiba ainda mais sobre o mundo dos livros:

Blog

Dia Nacional do Livro

29 de Outubro é o Dia Nacional do Livro

Você sabia que o Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro? A data foi escolhida em homenagem à Biblioteca Nacional. Primeira biblioteca fundada no Brasil, em 1810, pela coroa portuguesa, é a mais antiga instituição cultural brasileira.

A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina. Sua atual sede, inaugurada no dia 29 de outubro de 1910, está localizada na Avenida Rio Branco, 219, na praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

Mas, para que serve a Biblioteca Nacional? A instituição é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil: todas as publicações produzidas em nosso país, incluindo obras de natureza bibliográfica e musical, devem enviar um exemplar para a biblioteca.

Atualmente, o acervo Biblioteca Nacional conta com mais de nove milhões de objetos, entre livros, mapas, medalhas, manuscritos, etc. Para garantir a manutenção desse imenso conjunto, possui laboratórios de restauração e conservação, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

A entidade também atua na promoção e divulgação de autores e livros brasileiros no exterior, através da participação em feiras internacionais e do apoio à tradução. Além disso, a Biblioteca Nacional funciona como centro de informações bibliográficas e documentais, com acervo disponível a pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A instituição recebe cerca de quinze mil usuários por mês!

Você é amante dos livros, mora no Rio de Janeiro ou está de passagem na capital fluminense? Que tal visitar a Biblioteca Nacional?

Horário de atendimento

9h30 às 13h00 e de 14h às 19h